quarta-feira, 22 de abril de 2009

15-1

Por muitas voltas que se tente dar, parece-me claro que Sócrates ontem venceu uma batalha (se olharmos para isto como uma guerra). E só não digo 15-0 porque senti que quando falou do caso Freeport, Sócrates esteve perto de perder as estribeiras.

Quanto ao ataque a Manuela Moura Guedes, concordo que o PM desceu um pouco baixo ao dizer que o telejornal das sextas na TVI é "travestido", mas a minha opinião acerca dessa dita "jornalista" já foi aqui apresentada.

Quer se goste quer não, José Sócrates é um monstro politico. Posso discordar de inúmeras medidas do Governo, mas a verdade é que ontem o PM foi objectivo nas suas respostas e respondeu com números e algumas soluções. E a verdade é que, neste momento, o PSD não tem soluções. E a situação actual exige que se aja.

O artigo de opinião de Teresa de Sousa no Público reflecte em traços gerais o que eu achei da entrevista de ontem. Recomendo a leitura do artigo todo, mas deixo aqui algumas citações:

  • "O combate à crise? Sócrates tem um discurso e tem uma estratégia eleitoral (mesmo que de alto risco). Não é por aí que se vai atrapalhar. Auto-estradas? Grandes investimentos públicos? TGV? Energia? Banda Larga? Educação? Sim, sim, sim e sim."
  • "Já o ouvimos, com coerência e com segurança, explicar os fundamentos das medidas, das obras e das apostas. Nenhuma novidade."
  • "Faltou-lhe, no entanto, a visão de conjunto, a ideia de que há um caminho difícil que pode ter um futuro. Um luxo a que se pode dar enquanto não houver termo de comparação."
  • "Feitas as contas, Sócrates igual a si próprio. Um clássico."


2 comentários:

  1. Eu não sou fã do Sócrates mas... tenho que reconhecer que ele ontem esteve muito bem (no geral) e que foi extremamente inteligente na resposta às questões. Deixou mesmo ficar mal a Judite de Sousa e o José Alberto, jornalistas aos quais reconheço qualidade. E apesar de toda a experiência que ambos têm, senti que a dada altura estavam atrapalhados e não sabiam como dar a volta à entrevista e ao Primeiro-Ministro...
    Discordo totalmente de algumas medidas Socráticas (como TGV's e restante investimento público) mas reconheço também que ao longo destes 4 anos adoptaram medidas necessárias e importantes para o País. E é verdade que o PSD não apresentou, até agora, alternativas viáveis. A Manuela Ferreira Leite desiludiu-me... Bastante.

    ResponderExcluir
  2. A Manuela Ferreira Leite tem-se revelado capaz de nos surpreender... pela negativa. Claramente, a estratégia do PSD passa por recorrer ao populismo e ataque a Sócrates, em vez de apresentarem alternativas viáveis e um projecto de facto exequível. Em suma, passa por populismo em vez de politica. O que na verdade não é assim tão surpreendente, é algo que a oposição em Portugal (seja de direita ou esquerda) nos tem vindo a habituar.

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!