quarta-feira, 22 de abril de 2009

O vigésimo segundo!

Que dia fantástico! O sol apareceu. Disse adeus a um nevoeiro matinal e deu calor a esta tarde de primavera em pleno mês de Abril! O dia tem tudo para ser diferente – é o vigésimo segundo!

Sigo em passo acelerado serpenteando a Serra de Sintra até ao local marcado para o almoço. Sento-me numa cadeira em frente ao plasma e passados segundos (mesmo a propósito com a data) começa a rodar um vídeo sobre o Costa Rochosa - o nosso maravilhoso Portugal!

As imagens sucedem-se a um ritmo incrível e a beleza delas deixa-me aterrado! Que país fantástico é o nosso!! Vejo imagens do norte, do centro e do sul, do litoral e do interior. Vejo castelos e palácios, sés e igrejas, rios e montanhas… Reconheço muitos daqueles sítios, mas olho para aquelas imagens como se fosse a primeira vez. Aparece Sintra com o seu Palácio da Pena bem lá no alto. “Incrível!” - apetece-me exclamar… Tenho esta visão da janela do meu quarto e por ser assim tão acessível, desprezo-a quase diariamente! “Que burro!” – apetece-me concluir…

Delicio a comida, bem como as paisagens que o vídeo me introduz olhos a dentro…

No regresso, venho bem mais devagar. Tenho que ver bem esta vila que está ali tão perto de mim e eu a sinto tão longe… Sento-me num banco de jardim a observar o verde que me rodeia, o colorido dos palácios, a azáfama dos passarinhos a voar; ouço o trotar dos cavalos a ecoar pela calçada e o espanto dos turistas que passam… Quase consigo imaginar o Eça ali sentado a escrever sobre o Carlos e a Maria Eduarda. “Fabuloso!” – sussurro eu só para o meu ouvido…

Regresso a casa, abro as cortinas da janela e aqui estou!

Escrevo-vos apreciando o Palácio da Pena em todo o seu esplendor! Sintra também faz parte desta costa rochosa e por vezes tão pedregosa que é o nosso país! Sintras, há muitas por aí…

Hoje é Dia Mundial da Terra!

"O Homem só cuida daquilo que ama."

4 comentários:

  1. Bom texto. O nosso país é lindissimo, é verdade. O Palácio da Pena é belo e... muito especial para mim :-)

    ResponderExcluir
  2. Excelente Beto. O nosso país é de facto incrível e, apesar de já ter algumas viagens mais longas na bagagem, eu sou adepto incondicional do "vá para fora cá dentro".

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente: o nosso país tem zonas maravilhosas, de Norte a Sul, e é uma pena que grande parte das pessoas não as aproveite (ou não tenha hipótese de aproveitar) suficiente e/ou convenientemente. É mais um hábito dos "tugas": é preferível ir passar 6 dias a Cuba do que uma semanita na Serra do Gerês. Ao menos que se vá variando...

    Por falar nisso, no final do ano transacto tive oportunidade de me deslocar à belíssima zona de Sintra e, lendo o texto, fica-me uma dúvida: teremos almoçado no mesmo sítio? É que, na cervejaria onde almocei também tive a sorte de poder jogar ao "Quem quer ser milionário?" com os meus colegas de viagem tentando adivinhar quais as localizações que surgiam no vídeo... :c)

    ResponderExcluir
  4. E essa costa rochosa linda vai de Norte a Sul - se os portugueses não a adulterarem ainda mais do que têm feito...

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!