quarta-feira, 1 de abril de 2009

A metáfora da Costa Rochosa

Li e reli com bastante atenção cada uma das "pedradas" que aqui se têm atirado e tenho reparado que todas elas apontam e criticam algo, como fazia o "velho do Restelo" evocado pelo nosso amigo Jorge!
Ele até tem razão no que aqui escreveu... o nome Costa Rochosa remete para uma encosta bastante pedregosa com o mar a bater com força lá no fundo, elevando a espuma das suas ondas até ao céu cinzento e pesado das nuvens. Alguém, no topo da encosta, grita críticas para o mar, como o Velho do Restelo o fazia! As palavras ecoam no meio do nevoeiro e são empurradas pelo vento até aos marinheiros que se encontram a navegar no alto mar.
E agora? Seremos nós velhos ou marinheiros? Será que estamos da parte de fora a atirar "pedras" para afundar o navio? Ou será que estamos lá dentro a atirar as mesmas "pedras" borda fora porque o navio se está a afundar?
Sinceramente não sei! Mas em qualquer uma delas, o que é certo é que o navio está a afundar-se!

Esta é uma metáfora negra para um cenário não menos brilhante do nosso país!

Todavia, o Velho do Restelo estava enganado! Felizmente, os navegadores portugueses foram muito valentes e corajosos, empreenderam a grande conquista portuguesa, elevaram o nome de Portugal ao nível dos Deuses!
Assim, nós também o poderemos fazer!
Embarquemos, atiremos as "pedras" borda fora, remendemos o nosso barco e içemos as velas rumo ao alto mar!


Após ter lido e relido o texto que acabo de escrever sei que fui algo poético, o que nem sempre empolga as pessoas, é alvo de chacota de quem lê ou ouve. Mas noutras, levanta a moral, rasga sorrisos de ânimo na audiência e faz levantar multidões em estridentes aplausos! Foi o que eu vi fazer José Fanha, ontem, na minha escola! Bem-hajam a todos os Zés que andam por aí!

Ah! E para verem que a metáfora da Costa Rochosa não é tão negra assim, escrevam "Portugal Costa Rochosa" no google e procurem imagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atire a sua pedra, vá!