quarta-feira, 29 de abril de 2009

Nova estirpe do vírus da Gripe Suína

O Público forneceu uma pequena lista de perguntas e respostas acerca da gripe suína. Aqui fica um excerto:

"O que é a gripe suína?
Frequente e poucas vezes fatal, embora com altos níveis de transmissão, a gripe suína é uma doença respiratória dos porcos. (...) Mais rara ainda é a transmissão entre humanos.

Este surto deve-se a um novo tipo de gripe suína?
Sim. Trata-se de uma nova estirpe, nunca vista anteriormente, do vírus da gripe H1N1. Tem ADN de aves, suínos e humanos.

Quais são os sintomas?
Os sintomas são semelhantes aos da gripe humana normal: dores musculares, febre, tosse, cansaço, embora esta estirpe provoque mais frequentemente náuseas, vómitos e diarreia.

Porque é preocupante?
(...) Mas esta nova estirpe parece ser facilmente transmitida entre humanos, aparentemente do mesmo modo que a gripe: por partículas da saliva de uma pessoa infectada, sobretudo através da respiração e da fala (daí a recomendação de usar máscaras).

A OMS avisou para uma potencial pandemia. Porquê?
Porque é um vírus que está a afectar pessoas jovens e de boa saúde (normalmente a gripe atinge mais crianças e idosos ou pessoas fragilizadas) (...)

Há alguma vacina?
Não há ainda uma vacina. Como são produzidas em ovos, as vacinas demoram sempre algumas semanas até chegarem ao público.

E tratamento?
Este vírus é sensível a dois medicamentos antivirais, o Tamiflu e o Relenza, que devem ser, no entanto, tomados nos primeiros dias de sintomas para serem mais eficazes."

O Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas lançou também um comunicado com o título "Gripe suína sem qualquer relação com consumo de carne de porco", de onde retiro o seguinte:

"O Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas vê necessidade de fazer alguns esclarecimentos, a saber:
  • Nas últimas décadas, não foi detectada em Portugal qualquer infecção em suínos causada por esta estirpe de vírus, nem quaisquer situações de gripe suína.
  • O vírus em causa não se transmite através do consumo de carne de porco, mas sim pelo contacto das pessoas doentes com as saudáveis.
  • Nos últimos seis meses não foi importado para Portugal qualquer material obtido de suínos originários do México ou dos Estados Unidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atire a sua pedra, vá!