quarta-feira, 15 de abril de 2009

Crise: aprender (ou não) com o passado

É curioso (talvez assustador fosse o adjectivo a aplicar) reparar nas semelhanças entre a "crise" actual e a Grande Depressão. Este artigo aborda essas semelhanças, juntando ainda a crise japonesa na década de 90. As causas são marcadamente semelhantes:

"...mais preocupante se torna o facto de, naquelas duas ocasiões, por trás do surgimento da deflação, ter estado o rebentar de uma bolha especulativa dos preços de activos e a entrada do sector bancário numa crise profunda..."

As consequências também: "Preços em queda permanente, actividade económica estagnada, desemprego em alta e governos e bancos centrais sem saberem o que fazer."

Assim, resta-nos esperar que as medidas tomadas sejam mais eficazes do que então ( "O New Deal de Roosevelt só surgiu a partir de 1933, já o desemprego estava nos 25 por cento."), tornando a recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Será que a história nos ensinou algo que nos permita ser mais eficazes? Eu creio que sim, mas "as medidas tomadas (...) pouco diferem das adoptadas pelo Japão."

Surpreende-me (revolta-me!) o facto de não termos aprendido evitar chegar a esta situação. Mais uma vez, a ganância tão típica da nossa sociedade prevaleceu e encaminha-nos para mais um crash.

Será que desta vez iremos aprender a lição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atire a sua pedra, vá!