sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ordem dos Professores ou Ordem para os Professores?

Somos muitos! Mais do que muitos... Seguramente mais do que as nossas mães!!
E um número tão elevado de profissionais (bons ou maus, isso é outra coisa...) precisa de uma Ordem! Também há aqueles que precisam de serem colocados na Ordem, mas o que existe neste momento é a desordem completa! É a verdadeira demonstração do ditado "Dividir para reinar", mas que eu actualizaria num "Dividir para desgovernar", senão vejamos:
  • Temos um Estatuto que nos divide hierarquicamente, onde o único ponto de divisão foi a idade e não a competência!
  • Não temos um Código Deontológico que nos defenda de problemas com outros agentes do Ensino ou nos puna quando cometemos erros.
  • Existem quase 30 sindicatos de professores, sem contar com as associações profissionais.
A situação é tão ridícula! Existe o Sindicato dos Professores da Zona Norte, do Centro, do Sul, da Madeira e dos Açores, depois há o Sindicato dos Professores Licenciados, dos Professores Licenciados por Universidades e Politécnicos... e por aí fora! Eu imagino que em breve devem fundar o Sindicato das Professoras Jeitosas, o das Menos Bonitas e o das Feias? Já que somos tão poucos homens, será que vão fundar o Sindicato dos Professores Masculinos? Ou então, como não sou sindicalizado, será que posso fundar o Sindicato dos Professores Não Sindicalizados? Ou como tenho vinte e tal professores na família, será que posso fundar um sindicato para proteger os meus familiares?
Cada sindicato tem a sua delegação distrital, devem ter muitas delegações de Concelhia e cada uma delas deve ter pelo menos uma pessoa lá destacada... Ora vejam a quantidade de gente que podia ir para dentro de uma sala pelo menos para ajudar a tomar conta da criançada!
  • Existe uma Plataforma Sindical que tem apenas dois objectivos.
A parte boa é que decidiram juntar-se numa Plataforma Sindical. Mas apenas para lutar contra a Avaliação e contra o Estatuto! Oxalá esses fossem os maiores problemas da Educação em Portugal! Outro problema da Plataforma é que fala de tudo e responde a tudo com a mesma frase... Sobre a Avaliação: "A culpa é da Ministra, que procura desvalorizar e ridicularizar os Professores na Opinião Pública". Sobre o Estatuto: "A culpa é da Ministra, que procura desvalorizar e ridicularizar os Professores na Opinião Pública." Sobre a cena do telemóvel: "A culpa é da Ministra, que procura desvalorizar e ridicularizar os Professores na Opinião Pública." Sobre a Professora do Sexo: "A culpa é da Ministra, que procura desvalorizar e ridicularizar os Professores na Opinião Pública." Mudem de discurso, se faz favor, porque apesar de ser verdade que ela tem culpa algumas coisas, um discurso tantas vezes repetido tem o efeito contrário e acaba por penitenciar a mulher!
  • Raros são os Sindicatos que nos resolvem os problemas!
Os Sindicatos não têm à sua frente a pessoa mais capaz... Dirijo-me a uma das delegações de concelhia e peço ajuda para resolver um problema! Levo logo a resposta de que não sabe, mas que vai saber! Tenho que dizer todas as possibilidades de resolução do problema que entretanto os meus colegas que passaram pelo mesmo já me deram! Fico a aguardar resposta durante uns tempos! Tenho que entrar novamente em contacto com o Sindicato! Entretanto resolvi o problema com mais um papel e no fim ainda sou convidado a tornar-me sócio do Sindicato!
  • Nas questões salariais e profissionais falamos a muitas vozes e algumas delas mais valia ficarem caladas!
  • Só sabemos reivindicar, tornando-nos parte do problema e não ajudamos à solução do mesmo.
  • A máquina burocrática é tão grande e tão lenta que quando temos um problema ele resolve-se apenas porque deixa de existir.
Solução para tudo isto? Uma Ordem! Uma verdadeira Ordem de Professores!

2 comentários:

  1. Nem mais! Há muito que é isso que eu defendo!

    ResponderExcluir
  2. ... juntamente com a avaliação e subida na carreira com base nas avaliações...

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!