segunda-feira, 25 de maio de 2009

Manuela Moura Guedes vs Marinho Pinto

Já deixei clara a minha opinião acerca da "jornalista" Manuela Moura Guedes (aqui e aqui, por exemplo). Por isso, talvez não consiga ser isento. Sim, Marinho Pinto é um pouco controverso, desmedido nas suas palavras. Mas isso não invalida o que disse no final da sua entrevista com Manuela Moura Guedes. Eu retiro apenas algumas frases, mas vale a pena ouvir tudo:

"Podia também fazer melhor jornalismo do que o que faz."

"Você não fez perguntas. Fez afirmações e condenações. Sumárias. Isso é o péssimo jornalismo que você faz."

"(...) a prevalecer-se da sua função e do poder que tem aqui e fazer julgamentos sumários das pessoas."

"É espectáculo degradante para a informação"

"É um jornalismo que envergonha, em Portugal, os verdadeiros jornalistas."

"O que você faz aqui é julgar pessoas, manipulando factos, truncando factos, truncando afirmações, (...)"

"O que você faz aqui é violar todos os dias, de forma sistemática, o seu código deontológico, que duvido que o conheça."

Por muito duro que pareça, eu não encontraria termos mais simpáticos para descrever o trabalho desta "jornalista" e (não na sua generalidade) o trabalho "jornalístico" da TVI.




Num estado livre, é fundamental que a imprensa seja isenta e não-sensacionalista. Pois é a imprensa que traz, traduz e sintetiza a informação para o cidadão.

P.S. Pode encontrar aqui a entrevista completa, que vale a pena ver.

4 comentários:

  1. Quanto ao Bastonário Marinho Pinto não me vou pronunciar... Mas que efectivamente ele esteve muito bem no que lhe disse, esteve. Ela passou a entrevista toda a atacá-lo, a fazer acusações e comentários desagradáveis. Muito aguentou ele. Ela teve o que já há muito merecia. É bom que aprenda alguma coisa com o episódio!

    ResponderExcluir
  2. Bem, logo para começar, a introdução antes do começo da entrevista é provocatória e violenta!

    Quem dera, Nina, que assim fosse, mas duvido que esta senhora aprenda com isto... Porque tem as "costas quentes" e as audiências continuam altas...

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Gostei! Nem sei como perdi uma entrevista destas... Realmente este Jornal de 6a surpreende-me... pena que todas as semanas tenha que gastar 4 horas em viagens no regresso a casa e não posso ver este espectáculo de entretenimento que tem sido o Jornal de 6a!
    Mas quero agradecer a quem vai gravando estes Best Of (ou será Best OFF?)!

    Quando ao despique, achei-o bom... uma incrível batalha de galos! "Picaram-se" tanto um ao outro, mas nenhum perdeu a postura! (Aquela parte de agradecimentos mútuos foi deveras engraçada).

    Quanto ao resto foi mais uma notícia bem travestida, seguida de uma entrevista surreal, dirigida por uma pseudo-jornalista acéfala a um acusador de primeira linha, que exerce um cargo de responsabilidade cuja primeira função devia ser procurar soluções e não descer a estes espectáculos brejeiros e terceiro-mundistas!

    ResponderExcluir
  4. petitiononline.com/marpinto

    divulguem!

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!