segunda-feira, 18 de maio de 2009

E o vencedor das eleições é... a abstenção!

Continuo na minha leitura matinal e assusto-me com o que leio!
Há previsões de que nas próximas eleições apenas 11% dos portugueses votem!
Sei que são as previsões mais pessimistas, mas só o facto de haver uma previsão destas assusta-me!

É verdade que o voto é um direito, não é um dever, mas não votando estou a perder uma das únicas formas de expressar a minha opinião!
Alguns dizem que estas são umas eleições europeias e que a Europa está muito distante de nós, mas a verdade é que, cada vez mais, o poder de decisão está lá! Se tiver um problema com a Justiça, não tenho pejo em recorrer para o Tribunal Europeu, em pedir a ajuda da Comissão Europeia ou ao Parlamento Europeu! Mas será que não votando, moralmente, não estarei a abdicar do meu direito de reivindicar?

P.S.: Eu sei que a expressão da nossa opinião num voto é diluída nos milhões de votos espalhados por toda a Europa, o que o torna ridículo! Também sei que a maior vitória da Democracia é o direito de escolher, seja bem, mal ou até não escolher! Reconheço que a distância da Europa relativamente a Portugal é enorme! Considero que as escolhas dos cabeças de lista dos partidos foram más! A qualidade da campanha tem sido demasiado baixa, roçando a peixeirada (sem desprimor para as peixeiras)!
Mas se queremos melhorar isto temos que votar! Critiquem, peçam esclarecimentos, leiam, escolham um partido, nenhum ou vários, votem em branco ou anulem o vosso voto, mas votem! Porque moralmente o voto não é um direito! É um dever!

Um comentário:

  1. Exactamente! Votar, muito mais do que um direito, é um dever!

    Como sociedade, não podemos deixar passar a ideia de que nos estamos a marimbar para os destinos do nosso país! E com estas taxas de abstenção, é exactamente isso que estamos a fazer...

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!