terça-feira, 19 de maio de 2009

Será que faz sentido? (III)

As crianças do 4º e 6º anos fizeram ontem e fazem amanhã provas de aferição nacionais, de Português e Matemática, cerca de um mês antes do final do período (!). São provas sem qualquer carácter vinculativo para os alunos. E, sendo assim, não podem igualmente ter qualquer carácter vinculativo seja para quem for, professores, escolas e sistema de ensino. Ou será que esta implicação não é evidente?

Então se é evidente, alguém me consegue explicar qual o sentido de tais provas? O que se pretende aferir? Que conclusões se pretendem tirar dessa dita aferição?

Um comentário:

  1. Estas provas até fazem sentido! Serviriam para aferir da adequação dos programas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no final de cada ciclo de ensino. Mas eu pergunto: Que conclusões se tiraram até aqui? Vamos ter alterações ao Programa de Matemática, elas vêm de alguma conclusão tirada das Provas de Aferição? E as outras disciplinas não precisam de aferir a qualidade dos seus programas? De sofrer alterações nos seus conteúdos? É a meio de um terceiro período muito curto que eu afiro da qualidade dos meus alunos e dos conteúdos que estou a leccionar?
    É necessário tratar estas Provas como se de um exame tratasse se não avalia nada? Para ser uma prova rigorosa mete a polícia, 2 professores vigilantes por sala, uma quantidade enorme de stress em alunos e professores, para no fim não servir de nada?

    As Provas de Aferição, os Teste Intermédios, os Exames Nacionais, as Provas de Avaliação Final, os Testes de Avaliação são extremamente importantes para pais, professores e alunos, mas de que adianta se se realizarem a apenas duas disciplinas? De que adianta se ninguém olhar para os resultados de forma crítica e tirar daí conclusões?

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!