quarta-feira, 6 de maio de 2009

Vitória (injusta) do futebol de ataque

Devo começar por dizer que, caso me coubesse essa escolha, o campeão europeu seria o Barcelona. A qualidade do futebol desta equipa é de indiscutível qualidade, mas sobretudo é o estilo ofensivo, belo, organizado e arrebatador que sobressai. É este o futebol que cria paixões, heróis e momentos inesquecíveis, que são a essência do desporto-rei.

Mas hoje venceram de uma forma injusta (para não dizer roubo de catedral). Não sou adepto da típica desculpabilização de maus resultados através das arbitragens, mas hoje foi mau de mais. São (pelo menos) três as grandes penalidades a favor do Chelsea por marcar, todas elas a roçar o óbvio. Influencia, e muito, o resultado.

O Chelsea não merecia sair assim, empurrado. Mostrou uma capacidade táctica do melhor que já vi desde o Porto de Mourinho, e esse espectáculo táctico é também isso mesmo: espectáculo. Mas é também injusto para o Barcelona apurar-se para a final desta forma. Fica manchada uma época brilhante de uma equipa brilhante.


P.S. Para os que tanto criticam o dito "futebol eficaz", o Barça marca no único remate à baliza. Isto para não falar das duas defesas fantásticas do Víctor Valdés...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atire a sua pedra, vá!