quarta-feira, 15 de abril de 2009

"Socialism has failed. Now capitalism is bankrupt. So what comes next?"

Artigo fantástico do Eric Hobsbawm, no The Guardian. Um must read!

2 comentários:

  1. Discordo diametralmente do artigo de Hobsbawn.

    1) A raiz da crise nos EUA está justamente na intromissão do governo para estender o financiamento de casas para pessoas com baixo poder aquisitivo (aumento do risco de calote).

    http://www.nytimes.com/1999/09/30/business/fannie-mae-eases-credit-to-aid-mortgage-lending.html

    2) Após os atentados de 11 de Setembro, com medo de uma recessão, o FED artificialmente derrubou os juros nos EUA. Houve um aumento na demanda por crédito (refinanciamentos de casas, por exemplo) e este excesso de crédito foi um dos causadores da crise no mercado sub-prime americano.

    3) O sistema bancário sempre foi um dos mais regulados pelo governo. O que pode ter acontecido foi falha do regulador e não ausência de regulação.

    4) "Nobody seriously thinks of returning to the socialist systems of the Soviet type - not only because of their political faults, but also because of the increasing sluggishness and inefficiency of their economies - though this should not lead us to underestimate their impressive social and educational achievements".

    Este é dos maiores absurdos que já li. É uma conhecida falácia utilizada principalmente pelo governo cubano. É importante notar que Hobsbawn é incapaz de citar um exemplo de sucesso do modelo soviético.

    No caso de Cuba, muitos dos indicadores sociais pré-Fidel eram comparáveis com países de primeiro mundo.

    http://www.paulbogdanor.com/left/cuba/conditions.pdf

    5) Vale lembrar também que esta não é a primeira (e nem será a última) vez que a "morte do capitalismo" é anunciada.

    ResponderExcluir
  2. Para mim omaior problema é a inércia perante o falhaço destes sistemas económicos. A cada passo em falso que dão as pessoas convemce-se que o actual sistema que dão não vai nunca colapsar e por isso não se interessam em alterá-lo radicalmente.

    Aqui fica uma proposta bastante diferente para um sistema económico igualitário, com preocupações verdadeiramente sociais (não entregar o subsidiozinho para reduzir os números da pobreza) e testado com sucesso em pequena escala

    http://prout.net/prout_specialities.php

    Gostava de ver lideres mundiais a adoptar este sistema económico para os seus paises. Embora acredite que um país com uma economia Proutista não atraisse muitos investidores, acho que seria um grande atractivo para as populações.

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!