terça-feira, 24 de março de 2009

A solução passará por descer os salários?

in Jornal de Negócios:
"... Em suma, se temos produtividade de país pobre, não podemos ter salários (e consumo) de país rico. Não há volta a dar!"

Ora cá está uma reflexão que nos faz, no mínimo... reflectir.

Embora nos custe a admiti-lo, a realidade é que de facto somos um país com baixa produtividade. Não só ao nível do trabalhador, como também ao nível do gestor. Mais uma vez, uma questão de mentalidade que urge mudar... E para tal, parece-me, é fundamental entender o nosso papel no meio de tudo isto.

É um cliché dizê-lo, mas aqui aplica-se como uma luva: o trabalhador deve entender que, ao dar o máximo de si para enriquecer o negócio do seu patrão, está ele próprio a criar uma base sólida para o seu futuro. O patrão deve entender que, ao proporcionar melhores condições ao seu funcionário, está a investir na capacidade produtiva dos seus trabalhadores, o que leva a um crescimento do seu negócio.

É estranho, mas é uma situação Win-Win. Então porque não vemos isso acontecer? Porque é necessário que ambos os intervenientes tenham essa visão e tomem essa atitude em simultâneo. Caso contrário, se o trabalhador der o máximo de si e não for justamente recompensado, ou se o patrão der as melhores condições possíveis aos seus funcionários mas a produtividade não aumenta (ou até diminui), já todos nós sabemos para onde converge este processo...

3 comentários:

  1. Será que não é o excesso de leis e custos trabalhistas que diminuem a produtividade ? Se custa caro demitir um funcionário não-produtivo, o patrão prefere manter um trabalhador ineficiente a pagar os custos de demissão. Além disso, o excesso de custos também inibe a contratação de potenciais bons trabalhadores.

    ResponderExcluir
  2. Penso que o problema passa por aí. Ainda vivemos num paradigma de defesa intensa dos direitos dos trabalhadores conjugada com a falta de profissionalismo, ou seja, compreender que existem também deveres a ser cumpridos. O Beto publicou algo sobre isto aqui.

    ResponderExcluir
  3. Um ode à cretinice? talvez não! uma forma de agaradar a Belmiro?-Peut-être!!Mas, uma coisa
    vos posso garantir: baixar os salários, já de si tão ínfimos e vergonhosos, comparado com o que se pratica na Europa, onde PRETENDEMOS pertencer,só na cabeça de "iluminados" à maneira desta empresário! Mas estamos a falar de salários dosque, nos seus supermercados ganham 500 ou 600 euros, ou dos seus "ALTOS SERVIDORES que auferem salários de LUXO...apenas porque executam com RIGOR as ordens DURAs DO pATRÃO?
    se for este o caso, então sim; baixem-se esses exagerados salários...aumentando quem PRODUZ!!!

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!