terça-feira, 31 de março de 2009

A linha torta de Sintra

Pontos prévios à minha próxima "pedrada":
  • Não sou racista.
  • Não sou xenófobo (não gostar de gregos, franceses e alemães por motivos futebolísticos, não conta!)
Sábado, meia-noite e meia... Está noite cerrada! Estou em Lisboa, na estação de Sete Rios e tenho que fazer a viagem para Sintra de comboio. Vai cheio, com centenas de pessoas, o que me obriga a seguir a viagem em pé! Cinco jovens estão ao meu lado direito formando um semicírculo em frente da porta.
Vem o revisor, pedes-lhe o bilhete, mas os jovens olham-no de alto, sem abrir a boca. O revisor volta a perguntar, mas recebe de volta cinco caras de maus, com dentes cerrados. O revisor e todos os que estavam a assistir à cena entenderam claramente que nenhum deles tinha bilhete. O homem bem que queria dar a lição de moral àqueles jovens, mas rapidamente parou para não ser espancado.
O grupo (por coincidência ou talvez não, composto só por negros) lá continuou a sua viagem descansado. O revisor que estava somente a cumprir a sua profissão, agiu como se nada fosse, porque provavelmente já está muito habituado a este tipo de situações. As pessoas que assistiram continuaram a sua viagem rezando para que aquele grupo não provocasse problema nenhum.
Até ao final mais nada aconteceu, mas no dia seguinte dois grupos, ditos rivais, andaram às "naifadas" uns aos outros nesta mesma linha de comboio.
O presidente da comissão de utentes da linha de Sintra declarou logo que este tipo de situações ocorre imensas vezes e é sinónimo da muita insegurança que se vive nos comboios desta linha. Falou da polícia da CP que foi fundada em 1990 com 60 elementos para policiar os comboios, mas que hoje, no ano 2009, conta com 50!

Está evidente em quem colocar culpas pela falta de segurança nesta linha, mas eu acrescento que os jovens estão a agir assim constantemente. Juntam-se em gangs, entram nos comboios sem bilhete, fazem cara de maus e provocam estragos, fazem roubos, agridem as pessoas e ameaçam as autoridades. Não sei se são jovens estrangeiros, portugueses ou apenas com nacionalidade portuguesa, não sei são pobres, não possuíndo dinheiro para os bilhetes de comboio (embora vistam roupas de grandes marcas e, em alguns casos, eles ou os seus pais recebem subsídios de desemprego ou de transporte), mas sinto que vivem no nosso país de forma impune e demasiado livre, aprisionando todos os outros que pagam o seu bilhete, senão pagam a multa correspondente. Como assisti uma vez, um casal de velhotes ter comprado meio bilhete, mas não traziam consigo o bilhete de identidade para comprovar a sua idade. O revisor passou-lhes a multa quando a diferença entre os bilhetes era de apenas 50 cêntimos... Estes jovens cometem crimes de grande valor e não lhes acontece nada!

Não sei se nos seus países de origem também não pagam bilhete para andar num transporte público, mas aqui paga-se! Não sei se nos outros países há uma lei que permite espetar uma faca noutra pessoa, mas aqui isso é um crime! Não sei se nos outros países o que está guardado na carteira de alguém também é nosso, mas aqui há o conceito de propriedade e tirar algo da carteira de outrem é um roubo!
Toda a gente sabe que numa situação de crise aumenta a criminalidade e para a combater há que aumentar significativamente os meios e o pessoal de segurança! Enquanto cidadãos cumpridores temos o direito de o pedir, seja na linha de Sintra, ou em qualquer outra!

Um comentário:

  1. Infelizmente tamos numa merda de pais, que se fores desses "pretos" (Sim chamo, porque também me chamam de branco e não me queixo!

    Se fores como eles tems montes de cenas! subsidio de inserção social (?) etc. Depois vejo como eu, que fiquei desempregado recentemente, esses grupos dos chamados "Dreds" as 3 da tarde a comprar packs de cerveja de litro no liddle ou intermarché. E passam assim as tardes. Subsidios e casas em bairros sociais. Tudo valor baixo, é verdade!casas rascas, é verdade. Mas eu SE QUIZER UMA CASA RASCA TENHO QUE A PAGAR A VIDA TODA! E multas então nem falo...

    aproveitam se do racismo que houve á anos e anos, culpam nos do que NÃO FIZEMOS (que temos a ver com os nossos antepassados?)e utilizam a desculpa para manter empregos, e para andar sem pagar e roubar quem lhes apetece...

    Ja tive 2 ou 3 filmes com isso. Inclusive ter que defender 2 amigas de 5 desses gajos, que tive alta sorte porque eram bastantes e eu ficava já ali...

    A policia? tá ca bancadinha a facturar multas e com super aparelhos para ver se os brancos otarios passam o limite de velocidade ou de alcool permitido. Ainda há uns dias me lixaram, e já querem que lhes pague um ordenado...

    Farei como um branco parvo ou um preto?!?!?Acho que vou seguir o segundo exemplo. Safam se sempre!

    p.s. tb não sou racista, nunca fui. Apesar de já me terem feito MUITAS apenas por eu ser branco.

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!