quinta-feira, 25 de junho de 2009

Questões sobre a linha do TGV

Ora aqui estão questões muito pertinentes colocadas pelo Pedro Pestana Bastos n'O Cachimbo de Magritte:

  1. Sabendo que Madrid fica a uma latitude a norte de Coimbra porque é que o TGV Lisboa Madrid desce até Evora que fica a uma latitude a sul de Setúbal ?

  2. Se a latitude de Madrid fica a mais de 200 kilometros a norte da latitude de Lisboa porque é que os primeiros 50 Kilometros de linha são em direcção ao sul ?

  3. Se de Lisboa a Madrid por estrada são 600 Kilometros porque é que a linha de TGV vai ter 670 Kilometros?

  4. Se tanto Lisboa como Madrid ficam a norte do Tejo porque é que é necessário construir uma ponte ferroviária para passar o Tejo em Lisboa ?

  5. Se é suposto os comboios na nova linha andarem a 350 Kilometros por hora porque é que são anunciadas viagens entre Lisboa e Madrid de 2.50 ?

4 comentários:

  1. Também não concordo com a construção do TGV mas não me parece que reparos ao percurso possam ser válidas desta forma.
    Não sei até que ponto é que será mais viável fazê-lo passar por Évora: pensemos em questões de altitude, por exemplo...

    Concordaria mais numa discussão TGV / Novo aeroporto de Lisboa, i.e., se compensará executar os dois projectos...

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  2. A realidade é que não é necessário o TGV... o que é necessário é uma rede moderna de ferrovia que permita ligar a rede portuguesa à rede espanhola, especialmente a nível de transporte de mercadorias. Para além disso, é necessário uma linha paralela à linha do norte para permitir separar os comboios lentos do comboios rápidos.
    Os galelos vão ter uma rede de TGV, para ligar as principais cidades a madrid, que ficaria 2-3 horas de distância. Só é preciso ter uma linha Porto-Vigo de TGV para estarmos mais perto de Madrid pela Galiza do que por Lisboa, especialmente se a linha passar por Évora.

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  3. Partilho da tua opinião Fausto. TGV Porto-Lisboa é inútil, bastando criar uma linha paralela à existente ou então uma renovação completa da linha actual. Além disso, o custo de uma ligação a Vigo é mais baixo, como nos coloca mais perto de Madrid.

    O que me incomoda em tudo isto é não vermos este tipo de discussão na classe politica. Isto sim seria importante discutir.

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  4. Relativamente às 4 primeiras questões, a resposta parece-me evidente: a orografia a sul do Tejo é claramente vantajosa para reduzir o custo da obra. Uma linha de alta velocidade tem curvas de grande raio, declives pouco pronunciados e espaçamentos significativos entre vias e na periferia das vias, o que implica muita obra de terrapleno, de aterro ou de passagens desniveladas em locais com orografia complexa.

    Relativamente à 5ª questão, basta fazer umas contas para observar a realidade. Dos horários da Renfe (http://www.renfe.es/horarios/english/index.html) retira-se que o AVE demora, entre Madrid e Barcelona, 3:19, 2:57 ou 2:43 horas consoante o número de paragens intermédias (3, 1 e 0). Como a distância é de 621 Km, temos uma velocidade média de 187, 211 e 229 Km/h. Aplicando o mesmo método para os AVE entre Madrid e Sevilha, o tempo é 2:35, 2:30 e 2:20 horas para 3, 1 e 0 paragens e a velocidade média é de 183, 189 e 202 Km/h. Portanto, se entre Madrid e Lisboa forem 670 km, com uma velocidade média de 229 Km/h teremos 2:56 horas de viagem. Falhei por 6 minutos ... QED, ou nem por isso?

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