tag:blogger.com,1999:blog-6328484621390021437.post6732718107556190..comments2023-08-07T08:48:52.980+01:00Comments on Costa Rochosa: Questões sobre a linha do TGVRui Costahttp://www.blogger.com/profile/15109234815758655667noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-6328484621390021437.post-21366399177870202342009-06-30T22:56:58.796+01:002009-06-30T22:56:58.796+01:00Relativamente às 4 primeiras questões, a resposta ...Relativamente às 4 primeiras questões, a resposta parece-me evidente: a orografia a sul do Tejo é claramente vantajosa para reduzir o custo da obra. Uma linha de alta velocidade tem curvas de grande raio, declives pouco pronunciados e espaçamentos significativos entre vias e na periferia das vias, o que implica muita obra de terrapleno, de aterro ou de passagens desniveladas em locais com orografia complexa.<br /><br />Relativamente à 5ª questão, basta fazer umas contas para observar a realidade. Dos horários da Renfe (http://www.renfe.es/horarios/english/index.html) retira-se que o AVE demora, entre Madrid e Barcelona, 3:19, 2:57 ou 2:43 horas consoante o número de paragens intermédias (3, 1 e 0). Como a distância é de 621 Km, temos uma velocidade média de 187, 211 e 229 Km/h. Aplicando o mesmo método para os AVE entre Madrid e Sevilha, o tempo é 2:35, 2:30 e 2:20 horas para 3, 1 e 0 paragens e a velocidade média é de 183, 189 e 202 Km/h. Portanto, se entre Madrid e Lisboa forem 670 km, com uma velocidade média de 229 Km/h teremos 2:56 horas de viagem. Falhei por 6 minutos ... QED, ou nem por isso?André Zúquetehttps://www.blogger.com/profile/02672261915740504956noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6328484621390021437.post-86689635673774081502009-06-26T11:45:46.459+01:002009-06-26T11:45:46.459+01:00Partilho da tua opinião Fausto. TGV Porto-Lisboa é...Partilho da tua opinião Fausto. TGV Porto-Lisboa é inútil, bastando criar uma linha paralela à existente ou então uma renovação completa da linha actual. Além disso, o custo de uma ligação a Vigo é mais baixo, como nos coloca mais perto de Madrid.<br /><br />O que me incomoda em tudo isto é não vermos este tipo de discussão na classe politica. Isto sim seria importante discutir.Rui Costahttps://www.blogger.com/profile/15109234815758655667noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6328484621390021437.post-57678021662970709182009-06-25T18:38:47.231+01:002009-06-25T18:38:47.231+01:00A realidade é que não é necessário o TGV... o que ...A realidade é que não é necessário o TGV... o que é necessário é uma rede moderna de ferrovia que permita ligar a rede portuguesa à rede espanhola, especialmente a nível de transporte de mercadorias. Para além disso, é necessário uma linha paralela à linha do norte para permitir separar os comboios lentos do comboios rápidos.<br />Os galelos vão ter uma rede de TGV, para ligar as principais cidades a madrid, que ficaria 2-3 horas de distância. Só é preciso ter uma linha Porto-Vigo de TGV para estarmos mais perto de Madrid pela Galiza do que por Lisboa, especialmente se a linha passar por Évora.Faustohttps://www.blogger.com/profile/11903491158924758853noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6328484621390021437.post-61397173937066813992009-06-25T12:38:37.887+01:002009-06-25T12:38:37.887+01:00Também não concordo com a construção do TGV mas nã...Também não concordo com a construção do TGV mas não me parece que reparos ao percurso possam ser válidas desta forma.<br />Não sei até que ponto é que será mais viável fazê-lo passar por Évora: pensemos em questões de altitude, por exemplo...<br /><br />Concordaria mais numa discussão TGV / Novo aeroporto de Lisboa, i.e., se compensará executar os dois projectos...Ricardo Fernandeshttps://www.blogger.com/profile/05263316411196501631noreply@blogger.com