quarta-feira, 3 de junho de 2009

Basta o título

... para percebermos que há algo de errado:

Líder da Fenprof diz em comício da CDU que Sócrates distingue entre "cidadãos de primeira e de segunda"

Hum... Líder sindical discursando num comício da CDU? Ah, esperem! Ao lermos a notícia, vemos o seguinte:

"O dirigente da Federação Nacional de Professores respondia assim às declarações do secretário-geral do PS, José Sócrates, que afirmou no sábado que há sindicatos que são instrumentalizados e que funcionam como correia de transmissão de partidos, a propósito da manifestação que juntou dezenas de milhar de docentes em Lisboa, e em que esteve presente a cabeça-de-lista da CDU ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo."

Como é? Ora diga lá outra vez (mas talvez noutro local onde não esteja a decorrer um comício de um partido politico que por acaso juntou-se às manifestações dos professores).

Mais a sério, para quando o verdadeiro sindicalismo (aquele que de facto é útil ao trabalhador e à sociedade) em Portugal?

6 comentários:

  1. Já temos meu amigo a UGT.
    Que o primeiro ministro ou secretário-geral do PS
    no congresso do mesmo, foi brindado com PS PS PS em vez de UGT UGT.
    Está vivo o verdadeiro sindicalismo.
    jojoratazana
    Por viver no meio de tantos ratos.

    ResponderExcluir
  2. Nunca gostei do homem - sempre o achei oportunista e situacionista - mas grande parte dos professores gosta...

    Faz-me lembrar, sem querer comparar o futebol à actual situação social portuguesa, o Pinto da Costa em relação aos Super Dragões: o homem até pode ser corrupto mas basta dizer "Viva o FCP!" que todos o acham a individualidade com mais nível do mundo!... (os tótos do clube que eu apoio são iguais: só dei um exemplo deveras conhecido)

    Voltando ao assunto em epígrafe, só prova que os valores sociais de hoje já não são os mesmos que os meus pais me apregoaram durante a minha educação. E isso deixa-me demasiado triste...

    Vou chorar um bocadinho ali para o canto. Quando todos este líderes e pseudo-líderes desaparecem e Cristo descer à terra como anunciado peço que me vão enxugar as lágrimas...

    ResponderExcluir
  3. É exactamente o facto de os professores aparentemente apoiarem Mário Nogueira que lhes retira alguma força e credibilidade.

    Caro jojoratazana, exemplos infelizmente há muitos... E também acredito que o verdadeiro sindicalismo está vivo, mas tardar em aparecer...

    ResponderExcluir
  4. Não conheço nenhum sindicato em que as pessoas não tenham orientação política. Acho até difícil que tal aconteça porque as pessoas que não se interessam por política também dificilmente se interessarão por sindicatos. Alías, se fosses docente do secundário entendias porque é que tudo o que for contra a política educativa do governo é bom.

    ResponderExcluir
  5. "Alías, se fosses docente do secundário entendias porque é que tudo o que for contra a política educativa do governo é bom."

    Essa gostava mesmo de entender. Não entendi onde quer chegar...

    Eu não critico orientação politica nos membros dos sindicatos. São cidadãos, antes de mais. Mas o que não pode acontecer é a mistura de papeis, é a utilização dos sindicatos como bengala politica.

    ResponderExcluir
  6. Tanto quanto julgo saber, esse senhor progrediu na carreira sem dar aulas, sendo sindicalista a 100%, e acha que tudo isso está correcto. Para mim, e a ser verdade, este aspecto apenas, sozinho, singelo, diz tudo sobre as suas "lutas" e diz tudo sobre o sistema existente de progressão na carreira, onde se progride "estando fora". E faz-me confusão que professores que se prezem sigam tão lamentável "guia espiritual".

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!