quarta-feira, 25 de março de 2009

A realidade ficcionada ou a ficção real?

Caros leitores!

Na última sexta-feira, optei por gastar alguns minutos da minha manhã inteirando-me de algumas das notícias que vão surgindo no nosso país e no mundo. A TVI, assim como os outros canais de televisão, têm um espaço nos seus telejornais matutinos para fazer uma revista de imprensa, apresentando as capas dos jornais e revistas desses dias. No final desses espaço é apresentado o seguinte título da revista Maria: "Grávidas do mesmo homem"!Fiquei boquiaberto! Não pelo insólito da situação (pois ultimamente, de insólito esta situação tem muito pouco...), nem sequer pelo possível poder que este dito homem deve exercer sobre as mulheres. O meu espanto residiu no facto da situação descrita na capa da revista ser fruto de uma ficção, ser o final para uma das muitas novelas que a TVI tem.
Umas horas mais tarde, deslocava-me eu pelos corredores da escola onde trabalho e encontro dois pequenos envolvidos numa bulha um pouco mais acalorada. Procuro intervir separando os dois alunos. Perante a minha intervenção os dois alunos mudam a sua cara de esforço para um largo sorriso e dizem: "Oh professor! Nós apenas estávamos a lutar wrestling..."

Sei que não tenho competências para questionar a política editorial das revistas, dos jornais ou das televisões portuguesas, sei que também não posso questionar as opções de compra de imprensa por parte dos portugueses ou longe de mim querer impingir definições de "desporto" às pessoas, ou os gostos das mesmas, mas gostava de deixar aqui algumas perguntas para todos pensarmos... Não estaremos a confundir constantemente a realidade com a ficção? Não estaremos a dar demasiado valor à ficção em lugar de viver e nos preocuparmos com a própria vida real? Não estaremos nós a dar maus exemplos para os nossos jovens e para todos os cidadãos em geral? Não estaremos a publicitar formas de arruinar valores de uma sociedade moderada e temperamental como a nossa? Será que chega dizer que "é uma ficção" para as pessoas saberem que determinada situação não acontece assim na realidade? Será que chega dizer às pessoas para não tentarem reproduzir em casa aquilo que vêem na televisão para o mesmo não acontecer?

in Arco Iris a Preto e Branco

2 comentários:

  1. O que se coloca aqui é um problema de capacidade de filtragem de informação. Que passa por um problema (grave na minha opinião) de educação e cultura.

    Não me parece que se possa atacar este problema pelo lado das escolhas editoriais em Portugal. A imprensa publicará sempre o que for mais rentável e a tendência é a intensificação deste paradigma. Portanto, penso que a questão está sobretudo no que de facto os consumidores querem. E para que de facto se eleve a qualidade dos media em geral, isso partirá sempre de uma maior exigência por parte dos consumidores, o que só acontecerá aumentando o nível cultural da população.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho inadmissivel! Já não é a primeira vez que isso acontece na TVI. Aqui há uns tempos largos fiquei escandalizada quando abriram o telejornal com a noticia da estreia de uma novela qualquer. Foi aí que cortei de vez com a TVI. O telejornal deles da noite... enfim, nem vale a pena comentar. Puro sensacionalismo e informação parcial (mais que nos outros canais).
    O que é grave é que não me parece que seja os que os consumidores querem... É que as pessoas, sobretudo as que vêem mais televisão, aprendem a gostar daquilo que se lhes põe à frente. Vão-se habituando a um determinado estilo. Por isso é que os mass media têm forte influência sobre a sociedade, por isso são designados de "opinon makers". E o mais grave é que à medida que a sociedade evolui (a vários níveis), os conteúdos televisivos parece que querem que as pessoas regridam, mais, que se "estupedifiquem". Basta! Acho que era de exigir uma melhoria dos conteúdos dos programas e telejornais (sem cairmos na censura, claro). E é possível mudar. Basta pensarmos que tal mudança já aconteceu, só que infelizmente para pior! Antes na programação tinhamos: um telejornal, uma novela, um filme/série ou programa interessante. Agora? Um telejornal que já fala em novelas, três ou quatro novelas e a seguir... o "quando o telefone toca" ou lá como se chama... Estou a falar dos canais que mais audiência têm (sic e tvi). Assim não vamos longe...

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!