segunda-feira, 27 de julho de 2009

The Crisis of Credit Visualized

Já há algum tempo que tinha estes vídeos na minha To Read List. Trata-se de uma explicação ilustrada através de vídeo das causas da crise do sub-prime (crédito para habitação de risco), que foi um dos grandes impulsionadores da actual crise económica.

Citando o autor, "The goal of giving form to a complex situation like the credit crisis is to quickly supply the essence of the situation to those unfamiliar and uninitiated."

Fantástico!



2 comentários:

  1. Vejam aqui explicações mais detalhadas, mas ainda assim bastante intuitivas.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, um dos grandes fatores que contribuiu para a crise do sub-prime foram algumas intervenções do governo norte-americano e do FED que criaram algumas situações artificiais para aquecer a economia. Vejamos estes dois exemplos:

    1) Em 1999, o governo Clinton faz pressão para que Fannie Mae passe a conceder crédito para camadas mais desfavorecidas da população (potencial fonte de inadimplência no futuro).

    Fannie Mae Eases Credit To Aid Mortgage Lending
    By STEVEN A. HOLMES
    Published: September 30, 1999
    http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9C0DE7DB153EF933A0575AC0A96F958260&sec=&spon=&pagewanted=1

    "Fannie Mae, the nation's biggest underwriter of home mortgages, has been under increasing pressure from the Clinton Administration to expand mortgage loans among low and moderate income people"

    2) Após os atentados de 11 de Setembro, o FED temendo uma recessão grave na economia norte-americana começou a baixar os juros de forma exagerada. Isto gerou um aumento na demanda por crédito. Este crédito foi usado por exemplo para refinanciar hipotecas (o aumento da procura fez o preço das casas aumentar e refazer a hipoteca era uma maneira de colocar algum dinheiro a mais no bolso com a vantagem de ser juros bastante baixos -- principalmente para as pessoas do item 1).

    Quando os juros não puderam ser mantidos tão baixos e quando o preço das casas começou a cair, foi o início da 'débacle'.

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!