quinta-feira, 30 de julho de 2009

A lógica da evolução do IE


Não, não se trata do Internet Explorer :-)

Trata-se do Índice de Edifícios, já por mim abordado numa outra mensagem neste blog (http://costarochosa.blogspot.com/2009/07/mao-amiga.html).

Intrigado pela evolução do IE nos últimos meses, resolvi fazer um estudo mais alargado da sua evolução ao longo do tempo face a outros indicadores macro-económicos, como a inflação. Em particular, confrontei a sua evolução trimestral (face ao ano anterior) com a evolução trimestral das taxas de inflação homólogas e a variação anual trimestral do IHPC (Índice Harmonizado de Preços no Consumidor, http://www.bportugal.pt/stats/download/a11.csv). Como estes valores são publicados pelo Banco de Portugal para cada mês, e o IE é actualizado trimestralmente, usei médias trimestrais para elaborar o gráfico que está no início desta mensagem.

Não é preciso ser sobredotado nem cientista da NASA para concluir que o IE (linha vermelha) varia em contra-ciclo com a inflação e com o IHPC (linhas azul e verde, respectivamente). O que não deixa de ser curioso, porque ele fundamentalmente reflecte uma variação no preço de reconstrução de um edifício, o qual estará naturalmente "em ciclo" com a inflação.
Qual será, então, a lógica da evolução do IE? Já fiz esta pergunta ao ISP (Instituto de Seguros de Portugal), explicando este meu raciocínio e enviando-lhes a folha de cálculo que usei para desenhar o gráfico, mas devem estar de férias porque ainda não me responderam. Se souberem, esclareçam-me (-nos).

Um comentário:

Atire a sua pedra, vá!