sexta-feira, 31 de julho de 2009

Bom exemplo dos "nuestros hermanos"

O blog do Marco Batista alertou-me para esta notícia. O título é elucidativo:

"Repsol, Cepsa e BP multadas por fixarem preços"

Ficaria contente se esta advertência tivesse sido executada em Portugal. Não sendo, valha-nos a autoridade para a concorrência de "nuestros hermanos" esperando que as três empresas (que eu acredito que também detêm uma bela fatia dos nossos gastos petrolíferos) tomem consciência também no nosso país e desistam do cartel.

Por outro lado, também prefiro que tenham sido os espanhóis a pensar nisto primeiro: se a ideia tivesse sido do nosso lado a advertência seria executada quando os veículos se locomovessem a caroços de azeitona!...
(era o apontamento geek que faltava...)


2 comentários:

  1. Também ficaria muito contente se as pessoas começassem a andar mais de transportes públicos ou transportes não poluentes (e.g. a pé, bicicleta ou asa delta). Quero eu dizer com isto que, em parte, acho muito bem que a autoridade para a concorrência averigúe as ilegalidades praticadas pelas petrolíferas, mas por outro lado, está nas nossas mãos impedir que certas petrolíferas tenham o monopólio e fixem os preços como entendam. Esta é a realidade no nosso país:

    08/07/09 - Galp prevê queda acentuada nos preços da gasolina (No http://economico.sapo.pt)

    "Nós o que vemos no curto prazo é uma queda acentuada [dos preços] nas gasolinas e nos gasóleos em euros. Estamos a ver isso no mercado e naturalmente [essas quedas] serão repercutidas no consumidor final" afirmou Manuel Ferreira de Oliveira, presidente-executivo da Galp.

    28/07/09 - Galp, Repsol e Cepsa sobem preços dos combustíveis (No http://economico.sapo.pt)

    A propósito, divulgo aqui dois sites, que julgo interessarem a todos aqueles que se preocupam com esta situação:
    http://www.maisgasolina.com/
    http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/

    ResponderExcluir
  2. Eu cá também gostaria de ver isso acontecer em Portugal, mas...

    Atenção que o motivo pelo qual as empresas foram multadas foi a fixação de preço aos retalhistas. Isto é, legalmente as empresas devem apresentar preço mínimos e máximos recomendados aos retalhistas (os donos dos postos de abastecimento), mas o que acontece (também por cá) é que cada empresa força o retalhista a vender a um determinado preço.

    Penso que este não seja o maior problema. Os maiores problemas são:
    - Aparente cartelização do mercado dos combustíveis
    - Elevada carga fiscal na venda de combustiveis
    - Cota de mercado da Galp excessivamente alta

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!