sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Será que o nosso país tem pessoas capazes?

Será que o nosso país tem pessoas capazes para mudar este estado de sítio (em que estamos metidos)?
Esta foi uma das muitas perguntas que levantei num comentário ao post do Rui Costa "O meu Estado". Pois a minha resposta é claramente num tom irónico que sim! Senão vejamos.
  • Temos um Primeiro Ministro extremamente produtivo, que conclui um curso a um Domingo, basta seguir o seu exemplo e passamos a ser mais produtivos que a China.
  • Temos um ministro do Ambiente que saca uns cobres a uma empresa inglesa para construir um shopping no meio de nenhures. Mais uns quantos destes e temos o Alentejo transformado numa cidade maior que Nova Iorque e ainda ficamos mais ricos que os Americanos.
  • Temos um Presidente da República que comprou umas acções de uma sociedade não cotada em bolsa que subiram 147%. Este é o exemplo claro do que fazer com as nossas economias!
  • Temos um Freitas do Amaral que foi considerado um dos homens mais entendidos em Direito de todo o mundo. Infelizmente nasceu num país cuja justiça é lenta, cara e injusta.
  • Temos portugueses a chefiar a Comissão Europeia, que é somente a segunda maior economia mundial!
  • Temos o futebolista mais caro do Mundo - reparem que ele custou mais do que os 50Milhões que teremos que dar à Madeira todos os anos.
  • Mas se a coisa correr muito mal, também podemos estar descansados... já temos o alto-comissário da ONU para os refugiados, basta ele começar a trabalhar em casa.
  • Tivemos um Cunhal que acabou o curso com média de quase 20 valores e hoje temos o Marcelo Rebelo de Sousa, que sabe de tudo e mais alguma coisa.
  • Temos o Armando Vara, que tira uma pós-graduação antes da licenciatura.
  • Temos grandes estadistas e democratas a representar-nos no poder local, veja-se o exemplo de Isaltino Morais ou o Major Valentim Loureiro. Sem falar no próprio Sócrates ou no Jardim!
Neste país não faltam pessoas para nos tirar da fossa! Temo é que nos levem para um sítio pior!

3 comentários:

  1. Bem, eu quero acreditar que temos pessoas capazes. Mais: eu sei que temos pessoas capazes. O problema está na exigência que é feita à classe politica. Infelizmente, é muita baixa. E isso, para além de abrir as portas a politicos... bem, os actuais, fecha as portas à competência. Quer retirando motivação (eu pessoalmente não me sentiria muito inclinado a entrar em intrigas de mini-mercado de aldeia), quer não reconhecendo o verdadeiro mérito dos individuos.

    Depois temos ainda a velha máxima: o poder corrompe. Eu acrescentaria: actualmente em Portugal, obriga a corromper.

    ResponderExcluir
  2. Retiro o que aqui escrevi.

    Temos pessoas capazes em Portugal... basta para isso que tenham o cartão do partido certo! Nem precisam de ter as quotas em dia!

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Politica/Interior.aspx?content_id=162115

    ResponderExcluir
  3. :D Temos tantas pessoas capazes que até nem temos lugar para todas. Por isso, há que ir mudando os ocupantes das cadeiras, para que todos tenham a sua oportunidade :D

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!