segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Leituras

Continuo afastado por uns tempos (até ao final da minha estadia no MIT) dos comentários políticos, mas não da leitura. Assim, partilho convosco alguns textos que cativaram a minha atenção recentemente:

Gostava também de chamar a atenção para um excelente blog: Fado Positivo. Um blog que vai na direcção dos meus ideais, dos meus princípios. Para abrir o apetite, vou citar apenas a descrição que o autor faz do blogue:

"Fado Positivo

Farto do bota-abaixismo.
Farto dos maus agoiros, o derrotismo e os fatalismos.
Farto do discurso do coitadinho.
Farto do discurso político vigente da desgraça iminente, apenas interrompido durante os anitos em que se está no poder.
Farto da táctica política do "quanto pior, melhor".
Farto duma imprensa que vasculha entre relatórios gigantescos até encontrar uma nota de rodapé com uma má notícia, e que apresenta os dados no modo mais sensacionalista possível.
Farto duma opinião pública que considera que qualquer má notícia é 100% objectiva e qualquer boa notícia é uma manipulação do governo.
Farto do "dantes é que era", o "isto está cada vez pior" e o "só neste país".
Farto dos velhos do Restelo.

Este blogue é optimista.
Ponto final."

Precisamos desta mudança de paradigma. Urgentemente! Parabéns ao Miguel Carvalho pela iniciativa!

Um comentário:

  1. Gostava também de recomendar o documentário do Adam Curtis "The Trap - What Happened to our Dream of Freedom", em que ele menciona que a política dos últimos 30-40 anos tem seguido um modelo baseado na teoria do jogos, que tem a sua origem na economia, onde as pessoas (os jogadores) são sempre racionais e egoistas.
    O sucesso desta teoria na economia levou muitos a pensar que poderia ser usado para modelar a sociedade em todos os seus aspectos e por tal, ser aplicável a todos os níveis da sociedade e da política.
    A frase dita pelo Adam Curtis é bastante esclarecedora:
    "The only people who really fit the simplified mathematical model of self-interested rational behaviour at all times are economists and psychopaths."

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!