segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Humpty-dumpty?

O PCP está velho, gasto... A laburiosa defesa dos direitos dos trabalhadores é quase como umas calças velhas num homem que nunca as tirou desde miúdo: ficam-lhe curtas demais... Mas recusa comprar umas novas porque o consumismo é também base do capitalismo, afinal de contas...

Mas tudo isto são lérias quando as comparamos com isto.

Celebrar a queda do muro é celebrar a Europa, a liberdade. Há mudanças que se coligam com a evolução temporal: as transiçoes absolutismo-liberalismo, monarquia-republica por exemplo são em regra unidireccionais - a historia raras vezes dá cambalhotas para trás. Por isso o PCP está velho: porque no que diz guarda a vontade de uma pirueta acrobática e do regresso ao que já não é.

Berlim unificado é, pela queda da muro, simbolo de prevalencia de democracia e de união na diferença. E percorrendo a Karl Marx Allee, ladeado de uma arquitectura imponente, reminiscente de um regime quadrado - até mesmo na sua estética - não consigo deixar de sorrir perante a alegria de uma cidade que, ainda que com dois rostos, tem hoje uma alma apenas.

4 comentários:

  1. Concordo totalmente com "Celebrar a queda do muro de Berlim é celebrar a Liberdade!" A base de uma sociedade equilibrada e democrática.

    A nível político a queda do muro de Berlim significou a perda de influência do socialismo na Europa e por consequência o fim da guerra fria. Significou também a entrada de rompante do capitalismo "puro e duro" por toda a Alemanha de leste.

    Um bom filme que retrata o outro lado é o Good bye Lenin:http://en.wikipedia.org/wiki/Good_Bye_Lenin!

    Acerca do PCP, concordo que o partido se encontre congelado à mais de 20 anos. Mas isso também pode ser visto como um ponto a seu favor dado que se mantiveram fieis aos seus princípios. O único problema do PCP é que estagnou a nível de simpatizantes e perdeu a capacidade de se auto-renovar. Os velhos vão morrer e não vai ficar ninguém para contar a história.

    O responsável chama-se Bloco de Esquerda. O Bloco entrou na política portuguesa a falar para os jovens e recrutar a malta do avante. O PCP não soube responder e já entra tarde na corrida.

    Penso que para bem da democracia o PCP continue vivo por muitos mais anos.

    ResponderExcluir
  2. Essa afirmação do PCP vem apenas mostrar que é um partido que não entendeu a evolução politico-social dos últimos anos. Vindo sobretudo de um partido comunista, é muito perigoso, tendo em conta todos os casos de "sucesso" do comunismo por este mundo fora. Mais: as suas "criticas" ao acto de celebrar a queda do famoso muro são semelhantes aos que criticam a celebração do 25 de Abril.

    Há ainda muito caminho para percorrer até que possamos afirmar viver num mundo livre. A queda do muro é um marco nesse caminho. É uma luz que ilumina o difícil caminho em frente.

    ResponderExcluir
  3. O aritgo acima citado é primariamente irresponsável porque representa a defesa de um regime totalitário por um partido defensor da pluralidade democrática e percurssor da oposição ao regime ditaturial português! Aparte do cariz ideológico do PCP, o que está aqui em causa é, como implica o Rui nas suas palavras (e bem!) os diferentes parâmetros de julgamento deste partido: enquanto por um lado a menção do nome Salazar é imediatamente lida como apelo e defesa do fascismo (veja-se o infame episódio - infame por todos os possíveis parâmetros: desde o conceito do programa até à votação seguindo-se das reacções públicas - d'"Os grande portugueses" até à história do museu a Salazar em Santa Comba...), por outro lado este partido abstem-se no Parlamento quando há votos de protesto por massacres no Tibete e nada diz quanto a Cuba, por exemplo... Para esta gente que diz que a queda da RDA foi um retrocesso, o item "democracia" parece estar longe das suas listas de prioridades. Entristece-me sinceramente ler um artigo destes. O nostalgia de Leste, presente em muitos habitantes da ex-RDA pode ter muitas leituras. Menos a de retrocesso. Porque a liberdade deve ser um direito primordial. E um partido com assento parlamentar numa democracia deve respeitar isso.

    Na senda da sugestão do Zé (boa sugestão, concordo inteiramente!) fica outra - ainda melhor na minha opinião! "A vida dos outros" dá uma ideia clara do funcionamento das Stasi e do drama oculto de um Comunismo repressivo.

    ResponderExcluir
  4. Os ideais do PCP são discutíveis (apesar de os defender com unhas e dentes... e com porrada se for preciso!) e a sua visão da história é muito estranha (para ser simpático)!

    Mas o mesmo acontece com o PS, com o PSD e CDS!
    No caso do BE, a sua juventude e irreverência desculpam muitas das suas incongruências. Por isso é que andamos todos muito descontentes com a política!

    E, pelos vistos, o nosso país não é o único!
    De que outra forma se poderiam ler os resultados das sondagens, que indicam a nostalgia de Leste sentida na ex-RDA? Será só descontentamento com a política ou haverá outras razões? Se essas razões são económicas o que dirão os portugueses, atrasadíssimos neste parâmetro em relação aos alemães?

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!