sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

ANA e TAP com votos de Boas Festas

Vi isto há minutos e achei que merecia ser partilhado. O primeiro vídeo é interessante pela novidade, o segundo pela massa humana.

Feliz Natal e Bom ano novo foram os votos da ANA e da TAP.

A todos os que seguem o Costa Rochosa, os meus votos de um Feliz 2010.

21 comentários:

  1. Obrigado grande Jorge! Aqui vão os meus votos, espero que cheguem a terras de Sua Majestade :-)

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  3. Apesar de que ultimamente nem comboios nem aviões cheguem com regularidade a esta terra, mensagens ainda chegam :)

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  4. impressionante! :)

    Feliz 2010!

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  5. A nossa Transportadora Aérea tem evoluído imenso nos últimos anos e tem conseguido resistir a uma crise global no que aos transportes aéreos dizem respeito. Mas muita da receita que tem conseguido vem das viagens internas, que são a galinha dos ovos de ouro da TAP, apesar da crescente concorrência das low-cost. Apesar da evolução, parece-me que a TAP ainda tem um longo caminho a percorrer em termos de redução de despesa, eficiência e satisfação dos clientes!

    Tomo como exemplo as viagens para a Madeira. Entre o Funchal e o continente existem cerca de 10 voos diários para Lisboa e 4 para o Porto. Se os segundos, raramente têm lugares vazios, os primeiros, raramente vão cheios! Estas discrepâncias fazem com que as viagens para o Porto fiquem muito caras, com diferenças de 100 ou 200 euros por bilhete de ida e volta.
    Mais, o custo por km das viagens internas é varias vezes superior ao custo das viagens externas. Veja-se que em determinadas alturas do ano uma viagem ida e volta para as nossas ilhas custa 600 euros (o preço de uma viagem para Nova York!) o que é um custo impensável para uma viagem de apenas 2horas!

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  6. Sinceramente, penso que a única solução para a TAP é ir à falência e abrir com outra designação.
    A TAP é extremamente ineficiente, por uma variedade de razões, mas principalmente por uma inércia à mudança e à inovação.
    A TAP não precisa de ser inovadora no sector, precisa apenas de seguir o mercado e não ficar para trás:
    - Bilhetes electrónicos e check-in's electrónicos pela internet, inclusivé quando se transportam malas. Este tipo de medidas permite poupar muito dinheiro e aumentar a eficiência, para além de ser benéfico para os passageiros.
    - Aumentar o número de voos directos a partir do Porto. As escalas são extremamente ineficientes e só se justificam quando não existe procura. O mercado do norte de Portugal e Galiza já demonstrou potencial para absorver mais voos directos. Para além disso, os custos de aeroporto não muito inferiores aos da Portela e o aeroporto é extremamente eficiente.
    - Devido à eficiência do aeroporto do Porto, justifica-se que voos de longo curso façam escala no Porto, vindos de Lisboa. Já existem alguns voos para o Brasil em que passageiros de Lisboa fazem escala no Porto.
    - Acabem com a perda de malas. Os custos de uma mala perdida são brutais, para além de causar um transtorno muito grande aos passageiros. Sempre que possível, não viajo com a TAP por esta razão. Com a concorrência que já existe, há mais de 3 anos que consigo não viajar com a TAP.
    - Não fiquem à espera do novo aeroporto de Lisboa (que não será em Lisboa). Reestruturações e investimento na inovação e gestão eficiente não são coisas que se podem adiar. O novo aeroporto não vai solucionar os problemas da TAP, antes pelo contrário. O aumento da capacidade e a redução dos custos aeroportuários (que ainda se está para ver), só irá atrair a concorrência. Se a TAP não estiver numa situação financeira saudável, nem dinheiro terá para mudar a suas operações para o novo aeroporto.

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  7. Antes de mais, deixem-me dizer que felicito a TAP e a ANA pela iniciativa que tiveram no aeroporto de Lisboa.

    Concordo com o Betxu, a TAP tem vindo a crescer, mas ainda tem um longo caminho a percorrer.

    Agora Fausto, ir à falência??? Relativamente aos teus comentários:

    1 - Essas medidas que falas (e-ticket, on-line checkin...), a TAP já as usa pelo menos à mais de um ano...

    2 - Concordo completamente contigo, o número de voos a partir do Porto devia aumentar. Mas também é complicado lidar com a procura. Eu acredito que se tivessem procura, a TAP aumentava os voos directos.

    3 - Como tu dizes, alguns voos para o Brasil já o fazem. Mas as escalas levam as pessoas que vêm de Lisboa a demorarem mais hora a hora e meia só para ir ao Porto... Eu se viesse de um voo de Lisboa não gostava nada da situação e não sei se não é mais rentável à TAP levar as pessoas do Porto para Lisboa num avião mais pequeno, mas acredito que a TAP saiba o que faz...

    4 - Este ponto para mim é o mais crítico e a maior falta da TAP. As equipas de terra (Ground Force), pura e simplesmente não funcionam. Pelo menos em Lisboa. É verdade que um aeroporto antiquado como o de Lisboa também não ajuda nas operações, mas acho inadmissível que uma pessoa consiga trocar de terminal em Lisboa em 40 minutos (mesmo assim é muito tempo para a operação) e as malas nesse mesmo tempo, não o consigam fazer... Para mim, um novo aeroporto, com novas infraestruturas, pensadas de raiz, iram ajudar e muito a aumentar a eficiência da Ground Force.

    4 - Relativamente ao novo aeroporto de Lisboa, repito o que disse no ponto 3. Acredito que irá facilitar as operações da Ground Force. Porém concordo com o Fausto, a TAP não pode esperar pelos 5 a 7 anos que o novo aeroporto vai demorar a ser construído.

    De resto, acho que abrir falência e abrir com outra designação não vai alterar em nada os problemas crónicos da TAP. Já o tentaram com a Ground Force e não resultou... Os problemas continuam.

    Uma possivel solução que via com bons olhos, seria a possivel aquisição da TAP pela Lufthansa. Acho que a mentalidade alemã iria alterar muito o modelo de negocio da TAP para melhor.

    Outro ponto que gostava de referir. A TAP, durante esta crise de 2 anos, adquiriu 2 aviões, tem encomendados 12 novos Airbus A350 e abriu novas rotas, numa altura em que a grande maioria das operadoras mundiais, cancelavam rotas e cancelavam encomendas de aviões...

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  8. A ideia da falência era na perspectiva da Swiss Air, agora Swiss, que precisaram de fechar para puder deixar para trás todo um legado pesado e ineficiente.
    Não acho que essa seja a única solução, mas às vezes é necessário cortar o mal pela raiz.
    Penso que existe procura suficiente por rotas directas a partir do Porto. No entanto, as pessoas não estão dispostas a pagar 200 euros por um voo dentro da Europa, quando podem voar por muito menos com outras companhias.
    A TAP é uma companhia que perde dinheiro em algumas rotas e, se tudo correr bem, compensa com o que ganha noutras rotas (viagens para para o brasil). Qualquer modelo económico que inclua perdas é, por definição, não sustentável.
    A TAP tem de rentabilizar todas as rotas, ou acabar com elas.

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  9. "Qualquer modelo económico que inclua perdas é, por definição, não sustentável." Não necessariamente. Os hipermercados e a sua politica de preços são um bom exemplo disso.

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  10. Devia ter dito, que é não sustentável a longo prazo.
    Para além disso, o dumping é proibido, apesar de ser comum e difícil de provar.
    Os fabricantes de impressoras perdem dinheiro nas impressoras para ganhar nos tinteiros. Por essa razão a tinta negra da HP é dos líquido mais caros do mundo.
    - Chanel No.5: 2.8$/ml
    - HP black ink #45: 0.70$/ml
    - human blood: 0.38$/ml
    - penicillin: 0.06$/ml

    Os modelos com perdas são deturpadores do mercado e, de uma maneira ou de outra, prejudicam o consumidor.

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  11. Sim, deturpam o mercado, e em geral prejudicam o consumidor menos atento. Mas não implicam necessariamente perdas para as empresas, donde não me parece que se possam dizer insustentáveis a longo prazo. Mas sim, se o dumping for generalizado então teríamos um modelo de negócio condenado ao fracasso.

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  12. Então Fausto, como homem que vive das ciências, não devias dizer que, só porque achas que há procura suficiente a partir do Porto e TAP deva criar mais voos, sem te baseares em factos... (just kidding :p)

    O que é certo é que, dos muitos voos que fiz para Munique do Porto, quer por Lisboa quer por Frankfurt, pouquissimas eram as pessoas que iam do Porto para Munique. (Os tugas notam-se à distancia :)) Assim sendo vez rentabilidade de a TAP ter rotas directas entre Porto e Munique por exemplo? E se desse rentabilidade eles não abririam essa rota?

    Tens o caso da nova rota para Moscovo, que nos primeiros meses teve uma taxa de ocupaçao na ordem dos 90%...

    Outro exemplo é o caso das rotas por exemplo para Barcelona (outro exemplo que conheço em pessoa). Para a TAP compensa ir para lá um avião cheio e vir vazio. Essa rota da-lhes lucro!

    Quanto à TAP ser mais cara que as restantes? Para Munique quando comprava o bilhete até 15 dias antes do voo, o TAP habitualmente oferecia-me os preços mais baixos. Já para não falar que esta semana o meu Pai foi para Hong Kong, e o bilhete TAP do Porto para Hong Kong era mais barato que o bilhete Lufthansa, mesmo sendo praticamente quase todos os voos Lufthansa (Porto->Frankfurt->Hong Kung->Munique tudo LH, sendo apenas Munique->Lisboa->Porto-> TP)

    Como disse, a TAP ainda tem muito que evoluir e crescer. Mas, fora claro a parte de handling, para mim a TAP tem demonstrado claro indicios de evolução.

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  13. Dumping difícil de provar? Posso dar um exemplo que conheço, brinquedos... A Mattel por exemplo, vende em Portugal directamente a revendedores, Sonae (Continente e Modelo), Auchan (Jumbo), Jerónimo Martins (Feira Nova e Pingo Doce), entre outros, e praticamente todos eles na altura do natal vem os brinquedos de folheto entre 80% a 90% do preço de compra... Todos! Se todos fazem, quem vai acusar quem?

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  14. Por razões históricas a nível de destinos de imigração, há muitas rotas que têm mais procura no norte de Portugal.
    Acho que é apenas natural que se uma rota tem 70% dos seus passageiros no norte, que os passageiros de Lisboa façam escala no Porto.
    Em relação a Frankfurt e Munique, só se justifica voar para Frankfurt por causa das ligações intercontinentais, uma vez que Munique é um destino mais importante para passageiros do norte de Portugal.
    As relações da TAP dentro do consórcio não são simétricas e, provavelmente, a TAP tinha lugares a preço de saldo por causa da reciprocidade do número de passageiros TAP->LH, LH->TAP.
    Já voei BCN-MUC-GRZ e regresso, sempre com a LH, mas com um bilhete Austrian Airlines, porque saía mais barato.

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  15. Li com alguma atenção os comentários que se foram fazendo e fiquei bastante surpreendido como de forma engenhosa foi possível partindo de uma mensagem de bom ano chegar a um assunto de "dumping" económico. Brilhante! Penso que nem o JV previa tal coisa. É isto que me fascina numa discussão bloguista!
    Não querendo aumentar em demasia a entropia da discussão gostava só de deixar uma ou outra opinião,
    1) A solução da TAP é a privatização! é um poço que suga dinheiro aos contribuintes e não vejo qual a necessidade de a manter.
    2) Não me parece que o exemplo que o Diogo Ferreira tenha dado seja o melhor. Não há mal nenhum os supermercados baixarem os preços de certos artigos (mesmo que seja com margem negativa) só para atrair os clientes às suas lojas com o intuito de facturar noutros produtos. Essa é uma estratégia promocional! Também estudada e conhecida como market basket analysis.
    Penso que o mesmo se passa com os tinteiros das impressoras, afinal de contas é um produto composto impressora+tinteiro e não vejo nenhuma irregularidade em balançar as margens de lucro.

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  16. Não quis dizer que era mau para eles. O problema é que aparentemente é ilegal eles adoptarem tais medidas.
    Relativamente à TAP, também vejo com bons olhos a privatização. E penso que ai a Lufthansa possa também dar uma "ajudinha".

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  17. Fausto

    Mais uma vez discordo com o que dizes. Munique é mais importante para pessoas do norte do país? Então porque é que nas minhas viagens para Munique eram pouquíssimas as pessoas que iam do Porto para Munique?
    Acredito que se a TAP tivesse procura, esta criaria uma rota directa. Não estou a ver uma empresa, ainda por cima na situação da TAP, pressionada para obter lucro, a prescindir desse lucro facilitado.

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  18. A procura existe porque essa rota chegou a existir durante uns anos. Talvez não possuem suficientes aviões para suportar essa rota. Munique é um centro de negócios extremamente importante e conheço quem fizesse essa rota regularmente, queixar-se que não percebia como podiam acabar com uma rota que estava sempre cheia.

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  19. Se esse caso se verificar, voos cheios e mesmo assim fecham a rota, acho um erro tremendo por parte da TAP. Mas verdade também seja dita, os voos de Munique para Lisboa, nos que viajei, nunca iam cheios.

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  20. Nem de propósito para a nossa discussão, aqui vai uma notícia de hoje:

    http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=129977

    Isto só me leva a concluir que, conforme já tive a oportunidade de o escrever, a TAP está muito melhor. Mas ainda tem muito para evoluir, principalmente na satisfação dos clientes, que na sua grande maioria, somos nós os portugueses!

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  21. outro nem de proposito

    http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1418541

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Atire a sua pedra, vá!