sexta-feira, 26 de março de 2010

Portugal, Portugal!!

Em primeiríssimo lugar, gostaria de agradecer ao Rui pelo convite e começo, desde já, a falar sobre a notícia do ano em Portugal: Plano de Estabilidade e Crescimento.

A abstenção do Partido Social-Democrata, nesta passada quinta-feira, está a ser visto como uma posição negligente da situação que poderá colocar o País.
Falar na abstenção como uma forma de estabilidade política é intolerável. O País pode estar perto de uma crise política, mas essa crise já atingiu há muitos anos o Partido Social-Democrata. O pedir de um voto por parte deles não é mais do que pedir que façam o dever deles, enquanto representantes do povo na Assembleia da República. Sinceramente, como cidadã portuguesa, penso que o PSD passa a não ter valor político em qualquer matéria, pois abstenção é um voto nulo, mas tem poder, ou não sejam eles a 2º maior força política portuguesa. Abster-se significa um olhar de fraca e cobarde acção de um partido em decadência e espero, com agrado, ver um partido diferente e com outra tendência nas mãos do próximo presidente do Partido, que julgo ser Sr. Passos Coelho. Ler: "Espero que não conduza o país a um desastre ainda maior" da dr. Manuela Ferreira Leite é um simples apelo a dizer, se tivesse calada, agradeciamos!

Gostaria de compatilhar um site do diário económico sobre o PEC: http://economico.sapo.pt/noticias/o-pec-em-5-minutos_83483.html .

Breve serei nas minhas palavras, porque discutir já se tornou um pouco repugnante e não direi vergonhoso, pois excedo-me nas palavras. Ver um plano, questionado pelo próprio Partido Socialista, a ser aprovado revolta-me. Não vejo o principal que, de facto, deveria estar em causa: a estabilidade social. As propostas do plano são propostas anti-sociais e basicamente com uma visão economista. Falar em cortes de apoio social num momento de crise só vai trazer revolta no seio da população portuguesa, essa revolta vai trazer contestação, para não falar de outros cenários negros. Pergunto-me para quando uma reforma da segurança social? Retirar apoios sociais como o subsídio de reinsercção social e de apoio aos jovens é cruel. Questiono-me, em Londres, senão haverá alguma mente brilhante no País? Compreendo a visão do governo na tentativa de "limpar" as contas do subsídio de desemprego e tentar "empregar" à força a população, somente não vejo a conseguirem.

O mais irónico de tudo é o não haver cortes orçamentais nem poupanças até 2013, ou seja, gastar o total do PIB. Vamos vender o património do País a procura de uma estabilidade económica, com ideia a mudar a tendência das agências de rating para atrair investimentos externos. Ora a questão que coloco é esta: Como querem abrir caminhos aos investimentos externos quando pedimos altissímas taxas nas tributações? A chamada tributação das mais-valias vai ser uma coisa fenónemal pois os bancos têm planos de investimento a longo prazo para os seus clientes, que aliás são os mais rentáveis em bolsa para as 2 partes. Bom, aviso desde já que isso não vai ser aprovado, é que nenhum banco aceitará esta imposição.

Sejamos capazes de admitir o nosso erro! Portugal arrasta uma crise económica há mais de uma década. Vivemos assim desde o segundo mandato do Cavaco Silva e pergunto-me senão terá passado tempo suficiente para se ter mudado. Retorno a este pensar: Haverá acontecido a Revolução? Questiono: Houve evolução na sociedade portuguesa? Podemos ter evoluído tecnologicamente e recuperado, um pouco, o atraso face a Europa e ao Mundo, mas para a maioria da sociedade portuguesa pensamos na política como no tempo do regime. Apesar de tanta evolução, a indeferença da população face a política não mudou radicalmente e não nos interessamos pelo nosso futuro.

Que bons ventos te suprem, Oh Portugal, porque o teu futuro é negro! Deve ser o nosso fado!

5 comentários:

  1. Olá Ana Castro! Bem-vinda! Tendo a concordar contigo e em particular em dois pontos:
    - Houve pouca discussão parlamentar/pública em torno das medidas concretas do PEC.
    - Abstenção do PSD é lamentável e só demonstra o seu actual alheamento nas questões importantes para o nosso País.

    Todos estes indicadores permitem-nos concluir que a nossa classe política está doente e sofre de stress crónico. A uns falta-lhes a capacidade de raciocinar com clareza em situações de grande importância como é a que vivemos presentemente. Demasiado preocupados com o seu quintal (PDS) e demasiado preocupados em averiguar a verdade e os factos (Sr. Portas e comissões de ética) que neste momento penso não serem a prioridade.

    Li esse resumo do PEC em 5 minutos e como todos os resumos temos de ser cautelosos. Tenho as minhas reservas e parece-me que de um texto de quase 100 pags quiserem salientar certas medidas fora do seu contexto.

    Acredito que seja complicado num só documento haver:
    - medidas que estimulam a economia e o investimento,
    - medidas de apoio social,
    - reduzir o défice.

    Este "trade-off" é difícil gerir e não existirão PECs óptimos. Para mim serve-me um bom mas que tenha sido mais discutido e pensado por todos. Por fim não acredito que é possível agradar à esquerda e direita (nunca esperaria uma aprovação ou abstenção nem do Bloco nem do CDS) mas acreditava num possível entendimento entre o PSD e PS (note-se que esta abstenção é apenas para viabilizar, porque na sua maioria o PSD discorda do documento).

    Por fim ainda temos de esperar que o Governo passe as medidas do PEC para a prática e todas elas serão novamente discutidas no parlamento. Nessa altura saberemos se o actual PEC é ou não o plano que irá salvar as contas públicas do nosso País.

    ResponderExcluir
  2. Olá Zé e Obrigada pelo comentário.

    Não discordo consigo, pois aliás essas são as minhas opiniões também postar isso tornava-o bastante longo. Primeiro a abstenção do PSD não pode ser aceite, pela sua força política, pelo seu poder de voto e até porque hoje há eleições e acho que têm mais direito de voto do que a Dr. Manuela Ferreira Leite. Vejo-os como cobardes políticos, para serem os bens feitores numa situação que deveria ter sido discutida em Parlamento e em prol de todos os partidos. Há responsabilidades a apurar-se, isto porque apesar do plano ter sido aprovado podemos enfrentar sérias dificuldades e falo em prol do povo que não vão ter apoios sociais. E acredite que se quiseres, arranjam maneira, para isso servem os decretos de lei!

    Claro que não podemos agradar a gregos e a troianos... Próprio da humanidade. Em tempos de crise é normal um estado tomar decisões de conservadoras e de direita. O próprio Gordon Brown tem tomado medidas do partido conservador.
    O PEC não está disponível na internet então só podemos ler o que nos é dado em termos informativos. Dei esse exemplo porque é pequeno mas tem a sua essência. É um documento extenso com 100 páginas mas basicamente são medidas fiscais, sociais e económicas. Não é que não concorde com o PEC somente não concordo com as medidas anti-sociais porque aí entramos num panorama que não gostarei de ver pintado em Portugal. Há mais de 20 anos que pagamos em impostos algo que nunca nos explicaram. Acho que o povo merece isso. Eu vivo em Londres, isto passa-me ao lado mas como estudante e com sonhos de talvez um dia voltar, torna-se um bocado calculoso o regresso!

    A oposição em Portugal acabou com o governo de durão barroso e o facto de ter-se nomeado a Dr. Manuela Ferreira Leite como Presidente do Partido sabendo do seu "historial" com o País foi um erro muito grave.

    Veremos se estarei errada e espero estar errada com muito gosto! :D

    ResponderExcluir
  3. O PSD está tão longe dos seus valores... Abstenção porque não queremos travar o País? Ajudam o país comprometendo-se, quer a favor quer contra o PEC! Uma ou outra, mas compromisso com o País! Ficar parados, ficar na expectativa, não é para isso que foram eleitos. E o que mais me assusta é o leque de dois possíveis vencedores das eleições de hoje (não acredito na vitória de Aguiar Branco), vejo uma metralhadora cega e sem conteúdo (ou melhor, dispara balas de telenovelas populistas) que de compromisso já mostrou ter fraca percepção, e vejo um bom discursante... acerca de coisas e cenas variadas. Agora compromisso... eu cá também não o encontro aí...

    Estaremos condenados a perpetuar esta telenovela de serie F?

    ResponderExcluir
  4. Para os mais interessados aqui ficam uns links:

    PEC (documento integral)
    http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Documentos/MFAP/PEC2010_2013.pdf

    Resumo
    http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Documentos/MFAP/PEC_2010_2013_Linhas_Resumo_Preliminar.pdf

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Zé! Sinceramente não sabia que tinha sido publicado online! Vou ter algo que fazer toda a noite... hoje ouvi economistas na sic noticias a referir um grande ponto ao PEC: é um plano financeira mas que não visa dar apoios e criar estimulos as empresas. Não sei se ele tem razão ou não, mas pelos vistos tem sido uma tendência na europa! Agradeçam a globalização.

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!