sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O país está inclinado...

Meus amigos... ontem fiquei estupefacto com a notícia de que a etapa portuguesa do Red Bull Air Race de 2010 vai ser deslocalizada do Porto para Lisboa.

A minha estupefacção não reside tanto pela deslocalização deste ou daquele evento, mas pelo desprezo que, de uma maneira geral, se tem votado ao Norte e Interior do país.
Agora, foi a deslocalização de um evento super lucrativo para as cidades do Porto e de Gaia. Há uns meses, uma banda que ia actuar no Estádio do Bessa, mas que à última da hora não pôde comparecer (o que é compreensível), decidiu compensar o povo português apresentando-se num concerto... em Lisboa!
Ainda no que concerne aos grandes eventos, diz-se que Portugal não tem Fórmula 1, em Portimão, por esse mesmo motivo... seria em Portimão!
Em assuntos mais preocupantes para o dia-a-dia dos portugueses, o Tribunal de Contas decide chumbar 5 auto-estradas que iriam servir centenas de milhares de pessoas diariamente, mas que trabalham fora dos distritos de Lisboa ou do Porto.
As grandes empresas do Interior, apesar de continuarem a apresentar lucros, fecham e enviam centenas de pessoas para o desemprego. Que medidas se tomam para melhorar a economia? Constrói-se o TGV e o Aeroporto, que de nada servirão aos povos do Interior. O primeiro rouba-lhes o terreno que usam para cultivar e tirar dele o seu ganha-pão. Em contrapartida, o TGV pára-lhes à porta, mas só se for por acidente. Do segundo é melhor nem falar, não vá haver um estudo que venha dizer que Alcochete não é uma boa localização, que é melhor construí-lo
Cai neve em Trás-os-Montes... gera-se o caos, centenas de pessoas ficam 6 e 7 horas fechadas nos seus carros, porque há apenas 2 limpa-neves para cobrir toda a região (um por cada distrito), mas para o Gabinete do Ministro da Administração Interna há 6 ou 7 carros disponíveis para transportar sua excelência.

Meus amigos, o país está inclinado! Sem sermos um país comunista, estamos a tornar o nosso país numa Cuba Europeia, onde só interessa Havana e Varadero para o turista ver...

6 comentários:

  1. Sinceramente, a culpa do Interior estar como está é dos filhos ingratos que tem.
    Vejamos a lista a seguinte lista de primeiros-ministros:
    - Anibal Cavaco Silva: nascido em Boliqueime.
    - António Guterres: nascido em Lisboa, mas passou a sua infância entre a capital e a terra natal da mãe, Donas, na Beira Baixa.
    - Durão Barroso: nascido em Lisboa, mas ambos os pais são de Trás-os-Montes.
    - Santana Lopes: nascido e criado em Lisboa.
    - José Socrates: nascido em Vilar de Maçada, Alijó, distrito de Vila Real.

    Gostava de ver um primeiro-ministro do Porto, para ver se ia manter a inclinação do país.

    ResponderExcluir
  2. Este caso, apesar de muito mediático, tem pouco de relevante, embora demonstre uma tendência... preocupante. Verdadeiramente assustador foi a alteração do regulamento da FEDER e do Fundo de Coesão, que o Governo negociou uma excepção com a União Europeia. Ora, essa alteração viabiliza o desvio de verbas (destinadas às regiões mais pobres) para a cidade de Lisboa.

    Segundo Rui Rio, a 27 de Junho de 2009, as verbas desviadas ascendiam aos 1.500 milhões de euros.

    Se isto não dá que pensar... Bem, pelo menos deveria dar muito que falar...

    ResponderExcluir
  3. Aqui estão mais três exemplos da anedota que é o nosso país no que concerne às diferenças de tratamento entre Lisboa e o resto do país!

    E depois indignem-se por o povo apoiar os extremistas ou homens como Pinto da Costa ou João Jardim! Pelo menos estes não enganam o povo de 4 em 4 anos!

    Tenham vergonha!!

    ResponderExcluir
  4. Se me permitem uma pequena provocação... até ontem se viu que o país está inclinado... Pois toda a gente vê que o Urreta está fora-de-jogo, quando o Saviola, na tentativa de dominar a bola, a toca na direcção do Urreta que toca de calcanhar. No seguimento da jogada o Benfica marca golo. Jogada irregular, mas poucos jornalistas falam dela e os que falam alegam não intencionalidade no passe... (Uau! Esta nunca tinha ouvido, nem lido.)

    Nada disto tira o mérito da vitória do Benfica que foi, sem sombra de dúvida, muito melhor que o Porto.

    Assim, como em muitas coisas neste país, aquele campo estava inclinado e por culpa dos não-lisboetas.
    Mas gostava que as pessoas tivessem a seriedade de discutir futebol e política como deve ser. Não procurem mentiras e não as façam passar por verdades absolutas.

    P.S.: Este meu pedido é válido para as duas partes!

    ResponderExcluir
  5. Beto, não vim comentar só por se falar do "grande e muito bem arbitrado" jogo que aconteceu ontem no Estádio da Luz mas não deixo de reparar em alguma imparcialidade... Eu bem sei que se fala há algum tempo de uma equipa de voleibol do FCP mas nunca pensei que o Rodriguez começasse já a treinar...

    E ainda se queixam do pobre coitado do Maxi Pereira que apenas quis convidar o Helton para um churrasco à boca da baliza. Já não há respeito!... :c)

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!