quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Sindicatos vs Ordens

Apesar dos sindicatos e as ordens apresentarem perfis diferentes, a sua área de actuação é muito semelhante. O objectivo principal dos sindicatos e das ordens é maximizar os seus rendimentos, ou seja, do próprio sindicato ou da ordem. Apesar de começarem por ter objectivos focados nos seus associados, a evolução natural de qualquer instituição é maximizar os seus lucros. Uma vez que os associados não são accionistas, este objectivo muito dificilmente vai de encontro do benefício dos associados.
  • sindicatos - maximização dos rendimentos é conseguida pela maximização conjunta dos seguintes pontos: salário, número de trabalhadores, número de anos de trabalho.
  • ordem - maximização dos rendimentos pela escassez da oferta. Basicamente, o equilíbrio é obtido quando o lucro é maximizado, ou seja, aumentando a oferta não vai aumentar o lucro agregado.
Tendo isto como base, é fácil compreender algumas atitudes dos sindicatos, nomeadamente o facto de nunca reivindicarem as reformas antecipadas e o facto de quererem aumentar o número de trabalhadores empregados e o número de trabalhadores no escalão máximo salarial. O caso extremo seria ter todos os trabalhadores no último escalão salarial a trabalhar até morrer.

As ordens têm alguma capacidade em limitar o número de trabalhadores, através de provas de acesso, ou de controle da formação ou pelo custo excessivo da formação. Quando estas ferramentas são retiradas, passam-se a comportar como sindicatos porque já não podem limitar a oferta.
Para um trabalhador, as ordens são mais benéficas que um sindicato. Para um consumidor, os sindicatos são mais benéficos em termos de custos e são menos benéficos em termos de qualidade. Este último ponto é trivial, uma vez que a maximização do número de trabalhadores não pode ter em conta qualquer tipo de controlo de qualidade, ao contrário das ordens que têm as provas de acesso... quase sempre com um nível excessivo de dificuldade com o objectivo de limitar a entrada na ordem.

Um comentário:

  1. Se o principal objectivo de organizações como os sindicatos ou ordens é maximizar os rendimentos dos mesmos então lutam por uma causa sem fim e de definição pouco clara. Instituições deste tipo não se deviam reger simplesmente pelo príncipio de mercado "maximizar o lucro".

    Mas compreendo o Fausto quando ele resume dessa maneira as actuações de algumas destas organizações. Pois na realidade, num país em que cada elemento olha em demasia para o seu bolso é natural que isso se reflicta nessas organizações.

    De maneira geral, o principal objectivo dos sindicatos seria a defesa dos direitos dos trabalhadores (claro que o salário é um dos pontos a abordar) e o das ordens seria o da defesa da qualidade e do cumprimento do respectivo código deontológico.

    Parece-me então que se passa algo de errado na actuação dos sindicatos e ordens. Talvez não estejam a desempenhar correctamente as suas funções.

    Penso que uma das principais causas desta aparente disfunção é a confusão que se estabelece entre direitos, regalias e deveres.

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!