quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sem dinheiro, não há milagres

O perdão de dívida era a única saída para a Grécia. Importante agora é analisar o impacto que este perdão terá na sociedade grega. Em principio, haverá uma escassez financiamento a médio prazo. Isto levará ou a um empobrecimento duro ou ao fim do Estado Social. Sem dinheiro, não há milagres.

Esta solução europeia, que passa por perdoar os gregos e fazer os estados entrar no capital da banca, está na linha do que os partidos à esquerda em Portugal têm vindo a defender para o nosso país. Contudo, o consequente empobrecimento será sempre devido ao neoliberalismo e ao capitalismo feroz. Sem dinheiro, não há milagres.

Não percam o próximo episódio porque nós também não.

P.S. Excelente infografia do Spiegel: The Most Important Facts about the Global Debt Crisis.

Um comentário:

  1. Este "favor" à Grécia foi o pior que lhe podiam fazer. Os economistas gostam muito de metáforas, vou imitá-los. Imaginem que a Grécia é um tipo calaceiro, que trabalha pouco, ganha menos, e tem muitas dívidas. Os credores, então, decidem que ele não tem hipótese de alguma vez vir a pagar o que deve, e decidem, num gesto de aparente magnanimidade, perdoar metade da dívida mas na condição de ele não mais arranjar emprego. Pois bem, foi isto que aconteceu à Grécia. Eles nunca mais vão conseguir arranjar dinheiro de ninguém para alavancar a economia, porque já têm este incumprimento parcial, mas não deixam de ter de pagar metade do que deviam, o que continua a ser uma barbaridade. Ou seja, continuam com um esforço enorme, mas agora com a credibilidade no grau zero. Honestamente, eu não sei como é que isto pode ser considerado um favor. Talvez um dia eu consiga entender os economistas ...

    ResponderExcluir

Atire a sua pedra, vá!